O frio e as dores nos pets
- Bianca Aguiar Pereira
- 17 de jul. de 2017
- 1 min de leitura
Assim como nós humanos, no inverno os animais também estão mais propensos a algumas doenças principalmente respiratórias e problemas osteoarticulares.
As doenças osteoarticulares como artrose, calcificações (bico-de-papagaio) na coluna ou hérnia de disco, são comuns nos animais já velhinhos e também naqueles que possuem uma predisposição genética pela conformação e estrutura corporal, como por exemplo, nas raças condrodistróficas. Com isso, eles passam a sentir mais dor quando expostos a baixas temperaturas. Na artrose, a cartilagem sofre alterações degenerativas e perde a capacidade de absorver e distribuir impactos, o que resulta em dor nas articulações. Consequentemente os bichinhos ficam mais quietos e relutantes a andar, brincar, correr, subir escadas, etc.
É importante lembrar que alguns problemas osteoarticulares são crônicos, ou seja, o animal não ficará curado completamente, e qualquer tipo de tratamento terá como finalidade controlar a dor.
Por isso, algumas medidas de prevenção podem ajudar a poupar os bichinhos desses problemas:
Manter eles aquecidos;
Evitar correntes de ar frio;
Usar rampas ou escadinhas para diminuir o impacto das subidas e descidas de sofás e camas;
Evitar exercícios e atividades com muito impacto para as articulações;
Controlar o peso.
Essas são algumas dicas que ajudam eles a serem velhinhos com uma melhor qualidade de vida.
Para as dores crônicas e prevenção das doenças osteoarticulares, a fisioterapia e a acupuntura entram como um recurso que só traz benefícios. Além disso, minimizam o uso de medicamentos como anti-inflamatórios e analgésicos, evitando assim sobrecarregar alguns órgãos.




Comentários